Mas afinal, quais são as tarefas do cuidador de idosos?

cuidador de idosos

Cuidador de idosos e a higiene pessoal

O cuidador de idosos auxilia nas seguintes atividades: tomar banho, troca de fraldas, escovar os dentes, cortar unhas, e o que mais precisar no dia a dia para uma higiene adequada. Caso o idoso esteja em uma situação menos dependente, o cuidador deverá incentivá-lo a realizar algumas atividades sozinho, para que se sinta cada vez mais estimulado e independente.

Cuidador de idosos e a rotina de saúde

É responsável por ministrar os remédios nos horários e quantidades corretas para o idoso. O cuidador de idosos também pode ajudar no controle de estoque do medicamento e de material curativo, evitando que precisem ser feitas compras de última hora.

Cuidador de idosos e as atividades domésticas

O cuidador de idoso o auxilia em afazeres domésticos como por exemplo cozinhar, escolher suas roupas, e manter as coisas organizadas. Entretanto, ele não faz tudo para a casa. As atividades domésticas a serem realizadas pelo cuidador devem ser especificadas e acordadas junto à família e ao idoso no momento da contratação.

Cuidador de idosos e seu braço amigo

O cuidador é acima de tudo um braço amigo no dia a dia do idoso. Ao final do dia, o importante é que o idoso sinta que ele teve um dia prazeroso e produtivo. Para isso o cuidador estimula e acompanha o idoso em passeios ao ar livre, caminhadas, banhos de sol, conversas, jogos de estímulo cognitivo, momentos de música e leitura, entre outros, sempre respeitando os limites e os desejos do idoso e da família.